Sunday, February 25, 2007

Minha vida é um fado

Minha vida é um fado

Sem o som das guitarras nem a posição hirta do fadista

Tenho a sensação de que a minha vida é melancólica como um fado mas sem o choradilho musicado das gitarras, nem acompanhado de chouriço assado e vinho tinto.
Sou questionado sobre questões que nem sentido fazem, mas que acham que é importante para mim, saber as respostas. A última foi-me posta assim: O que sentes que precisas para ser feliz?
Veio-me logo á memória ser rico, e dizem-me logo que não, não é disso que estamos a falar.
Mas afinal estamos a falar de felicidade ou não? Uma das bases da felicidade é ter o que se deseja ou não?
E baralha-me que se confunda isso porque dinheiro infelicidade não dá, e melhora qualquer felicidade, pelo que matemáticamente seria dinheiro = felicidade, sabemos que não é tudo, isso é certo mas que ajuda, ajuda e eu estou rodeado de pessoas que acham que o dinheiro não trás felicidade, claro que trás.
Perguntai a um pobre carregado de dividas e com fome se o dinheiro lhe traria ou não felicidade?
Ou a uma mãe solteira desempregada com dois filhos menores se o dinheiro trás ou não felicidade?
Pelo que acho que nos deviamos deixar destas falsas moralidades, porque o dinheiro só não trás felicidade a quem tem muito e herdado, muito sem esforço próprio mas com a mesma validade.
Por isso digo uma das coisas que mais feliz me deixaria, seria ser podre de rico, digo eu que tenho saúde, e passei toda uma vida a trabalhar e a ver isso mesmo.
Mas também preciso de outras coisas claro, que garanto o dinheiro ajuda na selecção e na chatice da procura, e mais uma vez o dinheiro ajuda, porque aqui entre nós, isso do filme indiano em que a rica casa com o pobre é mesmo isso, filme indiano, e por mais pó de caril que usemos na vida, na vida real é muito, mas muito raro e geralmente acontece quando ela, rica, é muito feia. É duro mas é verdade.
Como diz a canção Se ao menos vissem o mundo pelos meus olhos........

5 comments:

Unknown said...

A tua vida é um fado
como fado todos temos,
que viver a vida a nado
ou num barquinho a remos...

Fadaram-te o nascimento
numa sina de bons modos,
trabalho e merecimento
mas nunca, dinheiro a rodos...

Beijinhos
mavildehttp://carmemzita.blogs.sapo.pt/

Sandra. said...

:))

hi pah

tu axas mesmo q o dinheiro te traz felicidade? até te pode trazer sim, uma felicidade de curto prazo, ou seja uma falsa felicidade...

procura bem dentro de ti o q realmente é felicidade para ti, vais encontrar respostas.

se calhar n sou a pessoa indicada para te dizer algo uma vez q penso q a felicidade somos nós próprios q a fazemos nino...a felicidade está em mim, é algo meu, embora aceite q há coisas q me trazem ainda mais felicidade do q akela q já tenho em mim :) entendes me? sei ké deficil e assim, mas tenta :)

se me perguntares se sou uma pessoa feliz, eu respondo te q sim, eu sou uma pessoa feliz :)

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Unknown said...

Faço minhas as tuas palavras...assino embaixo em tudo que li.
Acredito também que dinheiro traga sim felicidade, felicidade em poder não ter que se preocupar com o que comerá no outro dia se tens o refrigerador vazio e se seus filhos choram por um copo de leite se quer...infelizmente, hoje até para cuidarmos da saúde precisa-se de dinheiro, senão morre-se as minguas...O dinheiro por sí só não é toda felicidade, como que ajuda,...ahhhhh isso ajuda!

bjinhos

Espaços abertos.. said...

O dinheiro não é mais que um complento á felicidade,esta existe dentro de nós,como nos setimos,o mundo que nos rodeia,como o aceitamos,tendo sempre em linha de conta os nossos sentimentos.

Beijinhos da Zulu

Catarina said...

Passei por aki e gostei de algumas coisas que li, mas "quem pensa que o dinheiro é tudo faz tudo por dinheiro"... que não haja muitas pessoas assim