Wednesday, January 24, 2007

Domingo de manhã

Domingo de manhã


Tem dias assim, em que não apetece apetecer, dias mornos, em que me sobra sempre a inquietude de mim, lá mesmo onde não é preciso e me assombra a alma, me indispõe e geralmente nessa altura, penso, vou correr.
Isto acontece-me sempre aos domingos de manhã, sempre por volta das 07.15, tipo uma repetição do nada que é ser domingo de manhã, e saio sempre muito compenetrado no abstracto da saudação ao sol, uma sequencia de movimentos que me ajuda a ir já meio quente para mais uma luta contra parte dos meus fantasmas num ritmo lento e pausado de pensador que não sabe o que pensar.
Percorro as linhas do asfalto, da mesma forma que percorro a vida em passadas largas arfando angustias passadas mas que se recusam abandonar-me.
Tento percorrer sempre caminhos diferentes numa tentativa de abordar as coisas de outra forma, de ver as entrelinhas das entrelinhas, misturar-me nas soluções de problemas que já nem o são, mas persistem em ser, numa inquietude que me faz apressar o passo na subida da Sobreda, onde morreu o Camões num acidente de mota, e é com ele misturado nesta minha confusão que penso que talvez precise de ajuda profissional.
Volta o remorso do caso Cris a raiva incontrolável da negação do afecto, ele há sempre o afecto a colorir tudo, ás vezes de vermelho, ás vezes de multicores lampejos de alegria, mas a traição essa era negativa, isso sei eu,já com a morte andando de mãos dadas comigo num abraço cúmplice, digo a mim próprio pára com isso Zé não vale a pena.
Estou a descer já a caminho de casa, foi aí nesse preciso instante que me lembrei de forma muito desordeira e atabalhoada, que esta gaja não me pode fazer isso e ficar-se a rir, voltei a repetir a mim próprio já quase a entrar em casa, Zé tem juízo já tens idade para isso, vai desenhar qualquer coisa que isso passa-te, mas não passou e fiz o que fiz para ter este remorso que me escurece por dentro, e por isso e apesar de tudo e de todas as opiniões que possa haver ela não merecia tal castigo e tu Zé vê se aprendes algo com isto que é o que faz a diferença entre o inteligente e o imbecil.
E tu não queres ser um imbecil ou queres?

No comments: